O principal objetivo do seguro de vida como de qualquer outro seguro, é proporcionar tranquilidade e paz de espírito após o momento mortal súbito e inesperado, onde os beneficiários nomeados usufruem da falta ou da perda de renda familiar para a manutenção das contas e despesas essenciais.

 

Seguro de Vida, como funciona

Você compra uma apólice pagando de forma mensal ou anual, os chamados prêmios. Se você falecer, a seguradora paga o valor contratado por você à sua família ou a quem que você tenha nomeado como o(s) beneficiário(s). Por sua vez, este(s) último(s) recebe(m) o dinheiro de uma só vez (montante fixo).

Ao contrário da loteria, este é um investimento que realmente vale a pena, pois há retorno em vida para o titular do seguro de vida caso ele tenha contratado cobertura para Invalidez Permanente Parcial/Total por Acidente ou em caso de falecimento, o(s) beneficiário(s) é indenizado pela Seguradora.

Tipos de seguro de vida

Existem dois principais tipos de seguros de vida:  com prazo determinado e os permanentes. O primeiro cobre por um determinado período de tempo.

Por exemplo : se você tem um seguro de vida de 20 anos de vigência (tempo que vigora) e durante este período o titular falece dentro dos pagamento em dia os seus beneficiários são indenizados. Após esses período de 20 anos o seguro expira, então você precisará adquirir uma nova apólice ou renovar a mesma para continuar coberto e também cobrir os seus dependentes, em vida.

O segundo tipo de seguro de vida nunca expira. Você paga para sempre enquanto estiver vivo, independente da quantidade de anos que você viva.

 

Onde você pode contratar ?

Se você é funcionário de uma empresa em tempo integral e estiver interessado em contratar um seguro de vida, verifique com o RH da sua empresa se ela oferece este benefício, ou caso ela não possua, conheça as coberturas e valores do Seguro de Vida Mais Simples Porto Seguro ( a partir de R$ 4,04 por mês), onde você pode contratar totalmente online e sem burocracia, pagando em débito com conta ou no cartão de crédito, conheça aqui.

porto-seguro-de-vida-mais-simples

Quando você deve contratar um seguro de vida ?

  • Se você possui filhos;
  • Se você apóia o seu cônjuge;
  • Se você é solteiro e não tem filho, mas estima muito um parente ou amigo (sim, você pode indicar quem você desejar como seu beneficiário);
  • Quando você está bem de saúde e de integridade física (contratar seguro de vida também é importante para você ficar coberto para Invalidez Permanente Parcial ou Total por Acidente, onde você recebe em vida a indenização por este evento súbito e involuntário.

contratar-seguro-de-vida

 

Quanto de cobertura por Morte por Qualquer Causa você precisa ?

Eu respondo essa pergunta com duas perguntas : quanto em dinheiro a sua família irá precisar para viver confortavelmente após você partir deste mundo ? Se a sua família não tem dinheiro em caixa, quanto tempo você acredita eles poderia tocar o barco ? Se você possui despesas com mensalidade de faculdade ou um importante prestação (de um bem móvel oi imóvel) por exemplo, qual seria o valor total destas despesas mensais e por quanto tempo a sua família iria pagar ?

Tire um momento para calcular quanto você está pagando de impostos, tributos e demais despesar mensais (água, luz, telefone, gás, conta de celular, alimentação, condução, aluguel ou casa própria ou automóvel alienado, etc) para você ter uma idéia de quanto você gasta por mês. Ao chegar ao um denominador do custo total mensal, multiplique por quantos meses (12, 24, 48, 60 ou 120 meses) você deseja que a sua família fique coberta com tranquilidade para que vivam sem aflições e nem dificuldades.

 seguro-de-vida-para-cobrir-dívidas

 

O papel do Corretor de Seguro de Vida

Embora o conceito de seguro de vida seja simples e fácil de entender,o papel do corretor de seguro de vida é essencial para o sucesso da contratação livre de demais dúvidas. O seu trabalho é ajudá-lo a identificar as sua real necessidade e encontrar uma política que melhor atenda neste aspecto com a relação custo-benefício.

É ele, e somente ele, por ser o profissional habilitado e autorizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), quem deve explicar claramente os detalhes, as vantagens e as desvantagens de cada opção, esclarecer dúvidas e fornecer respostas compreensíveis. Você nunca deve se sentir pressionado para contratar um seguro de vida.

Depois que você comprar uma apólice do seguro, o corretor de Seguros de Vida deve estar disponível para rever os detalhes contratuais, incluindo os das indicações dos beneficiários periodicamente enquanto o seguro de vida vigorar.

No entanto, o Seguro de Vida Mais Simples Porto Seguro veio complementar o trabalho do Corretor de Seguros de Vida pela sua praticidade de contratação onde você mesmo pode simular a sua cobertura desejada, indicar os seus beneficiários e contratar totalmente online, saiba mais aqui.

orretor-de-seguros-de-vida

E se os seus beneficiários morrerem antes de você..

Os beneficiários indicados na sua apólice de Seguro de Vida são os prioritários e serão os que receberão o dinheiro caso você – o titular – venha a falecer. No entanto, caso eles faleçam antes de você, você pode indicar novos beneficiários, ou se deixar em branco, os herdeiros legais (pessoas mais próximas a você, a começar pelo elo familiar) serão os novos beneficiários legais.

Vale a pena lembrar que você pode alterar/excluir/incluir os beneficiários a qualquer momento enquanto você – titular do seguro de vida – estiver vivo, especialmente em caso de nascimentos,mortes de familiares ou entes queridos, casamentos, divórcios, etc.

beneficiários-de-seguro-de-vida

 

Benefício antecipado por Doença Terminal

Existem seguros de vida que oferecem antecipação de parte do capital segurado ao titular em caso de diagnóstico de doença terminal.

Como funciona:   Neste caso, você pode pegar uma parte do benefício por morte de sua apólice de seguro em dinheiro para ser usado para cobrir os custos de despesas médicas, tratamentos ou cuidados de longa duração. Em seguida, caso você venha a falecer, essa parte do capital que foi retirado é subtraído  do valor restante que será pago aos seus beneficiários.

Por que contratar esse tipo de seguro ?  É uma boa razão se você tiver histórico de doença terminal na família.O seguro só pode ser contratado com boa  condições de saúde.

cobertura-para-doença-terminal

 

Benefício adicional por Morte Acidental

Este tipo de benefício é um pagamento adicional sobre o capital por Morte por Qualquer Causa que é pago normalmente aos normalmente aos seus beneficiários, se a sua morte ocorrer por motivos exclusivamente acidentais.

Razões para comprar: Se você trabalha em ambiente potencialmente perigoso (maquinaria pesada, local remoto, etc …) ou costuma dirigir mais do que a média (profissionalmente ou a viagem), contratar esta cobertura adicional pode ser uma boa ideia.

O que não cobre : morte decorrente de acidentes ou ferimentos sofridos em guerras, calamidades, atividades ilegais, ferimentos auto-infligidos, suicídios, passatempos perigosos (ou esportes radiciais tais como pára-quedismo, mergulho em alto mar, motociclismo, montanhismo, etc).

 cobertura-para-morte-acidental

 

Cobertura de Renda Familiar

Isto é, se você gostaria o benefício fosse pago em prestações mensais durante um determinado período.

Como funciona: Os benefícios são normalmente pagos para os beneficiários de uma só vez, mas você pode ter a opção de escolher o pagamento em forma de parcelas.

Motivos para contratar: Por ser uma forma de “renda” aos beneficiários, ele inibe as preocupações sobre a capacidade dos beneficiários para gerir com sucesso o dinheiro, isso pode ajudar a atingir esse objetivo indiretamente.

 cobertura-de-renda-familiar

 

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe, e muito obrigado !

Seguro de Vida para Empregada Doméstica

Seguro de Vida para Empregada Doméstica

O Seguro de Vida para Empregada Doméstica da Porto Seguro possui cobertura para Morte por Qualquer Causa (Morte Natural e Acidental), Invalidez Permanente Total/ Parcial por Acidente e Assistência Funeral, e pode ser contratado totalmente online por pessoas em boas...

ler mais




Seguro de Vida- como funciona, e tudo o que você precisa saber
5 (100%) 3 votes
error: Content is protected !!
Share This